Ushuaia

sábado, 18 de janeiro de 2014

14 Dia - Cochrane a Ea La Angostura

Saímos de Cochrane as 7:30, hoje nosso destino era Estância Vila Angostura na Argentina, passando pelo Paso Raballo.

Hoje foi, na minha opinião, o pior dia de Ripio de todos que pegamos até agora, era um rípio diferente dos que já andamos , as pedras eram muito soltas e as marcas dos carros no chão, volta e meia deixavam de existir, e ela, para nos motociclistas, é uma indicação do melhor lugar para rodar, onde não tinha a marca  as pedras eram soltas e passamos vários sustos durante o dia.

O Tadeu, acho que estava escutando um Rock muito louco no celular dele,  e teve lugares que andou a mais de 110 por hora, logo ele que vinha reclamando da dificuldade de andar no rípio, tentei acompanhar por algum tempo mas depois de uns três sustos desisti, teve hora que pensei que ia cair, cheguei a fechar os olhos e seja o que Deus quiser, por sorte a moto acabava se ajeitando e fiquei mais um dia sem cair, mas foi por muito pouco.

Do lado Chileno as paisagens são muito bonitas, ainda com vários lagos e rios, já aparecendo várias formações rochosas, quando se entra na Argentina a paisagem muda para deserto.

No caminho deparamos com vários Guanacos, alguns parados e outros correndo, tinha que ter cuidado pois atravessavam do nada a estrada.

Rodamos hoje pela Carretera Austral, pela ruta 41 e a famosa ruta 40, nesta ruta que o rípio é de pior qualidade, fica difícil de andar, tem lugar que mal cabe o pneu no rastro feito pelos carros e nas laterais se formam montes de pedra solta, qualquer descuido é chão na certa, foi um dia tenso.

No caminho quando paramos para abastecer, encontramos um casal de australianos que já estão viajando de moto pelo mundo a três anos, estão indo para o Alaska e de lá vai voltar para casa e tentar arrumar um emprego, pois o dinheiro acabou, detalhe: ele numa moto e a mulher em outra.
Quando parávamos os quatro para conversar, todos comentavam dos sustos que haviam passado na estrada, para mim foi um dia para não repetir.
Depois de rodarmos 320 kms, sendo 92 de asfalto e o resto de rípio paramos para decidir o que fazer, ou seguíamos direto para Três Lagos, faltavam ainda 153 kms de rípio, ou dormiríamos na Estancia La Angostura, o Jairo queria tocar direto e o Tadeu também, eu e o Marcos queríamos parar para conhecer a Estância, resolvemos que rodaríamos mais 30 Kms e iríamos ver como é a estância e perguntar se em Três Lagos tem infraestrutura, ou seja, hotel para dormir, pois tem cidade que aparece no mapa e quando se chega é um vilarejo com meia dúzia de casas. O Marcos continuava com o problema do furo no pneu, tivemos que enche-lo no caminho.

Rodamos os 30 kms e vi a placa da entrada da Estância, mas o Tadeu que vinha na minha frente, passou reto, dei sinal de luz mas ele não viu, eu parei e fiquei esperando, pois pensei que o Marcos e o Jairo tinham entrado.

O Tadeu parou no final da reta e no sentido contrario já vinha o Marcos, ele tinha ido atrás do Jairo que passou direto, resolvemos os três que entraríamos na Estância que fica a 4 kms da rodovia.

Foi a melhor coisa que fizemos, um ótimo lugar, enquanto esperávamos o Jairo voltar, ficamos tomando cerveja.

Depois de uma hora e pouco o Jairo apareceu, rodou 40 kms para frente, esperou um pouco e como viu que ninguém apareceu, resolveu voltar, ao todo rodou 80 kms a mais.

O Marcos depois de muito relutar em tentar arrumar o pneu dele que continuava vazando, não teve outra alternativa, pois depois de enchermos de novo, ele murchou muito rápido, usou o remendo que tinha trazido, mais meu compressor e problema resolvido.

A fazenda é um ótimo lugar, fizeram estrutura para receber turistas, tem lugar para Camping e as pessoas são muito simpáticas, jantamos cordeiro o prato estava excelente, e comemos também carne de Guanaco, a moça falou que aqui na fazenda só não comem zorro, o resto tudo se aproveita.

Alem do ótimo atendimento na estância, o proprietário ainda tem um tanque de 1500 litros de gasolina, e enchemos os tanques, pois o Jairo havia informado que pra frente não tinha "nafta", foi a salvação.

O Tadeu e o Jairo resolveram usar suas barracas e acamparam em vez de ficar nos quartos, minha cota de aventura do dia já estava satisfeita, minha barraca é para emergência, mas minha emergência hoje era dormir numa boa cama.

Amanha vamos a Calafate e são nossos últimos 153 kms de rípio pela 40, tomara que o trajeto daqui para frente seja melhor.
Ripio depois só chegando no Ushuaia.