Ushuaia

Ushuaia

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

4 Dia - Rufino a Piedra de Aguila


Hoje acordei cedo, fui tomar café com o pessoal de Curitiba que conheci ontem, no café fiquei sabendo que o cara que atropelou o cachorro (desculpe mas não lembro o nome), estava desistindo da viagem, pois o pé estava doendo muito e estava com medo de não conseguir segurar a KTM no rípio, caso precisa-se segurar com o pé. É uma pena, pois vinha planejando a viagem a dois anos.

Os outros dois (Marcos e Flávio)seguir viagem sozinhos e combinamos que iríamos juntos por 100kms onde entrariam a direita rumo a  General Villegas e eu seguiria  reto, pegando a Ruta 5.

Falei ontem que eles estavam com uma KTM, uma GS 800 e uma 650, na realidade  era uma GS 800 e  uma Triumph.

O Marcos, piloto da Triumph,  amigo do da KTM e ele me falou que foram uma série de acontecimentos, primeiro o cara da KTM já tinha, no mesmo dia, batido num carro e caído, mas nada sério, depois  chegou perto do irmão de Triumph para falar com ele e não calculou a distância corretamente e bateu mala com mala, jogando a mala da Triumph longe,  para terminar, atropelou o cachorro e eu achando que tinha tido um dia difícil quando derrubei a moto.

Combinamos de ver se vamos fazer o trajeto da carreteira austral juntos, vou esperar  para encontrar o Tadeu em Osorno e ver o que faremos, vamos nos falar por telefone.

Depois de me separar deles, entrei na Ruta 5 e fui apresentado ao tal vento patagônico, bicho feio, mas acredito que ainda não foi o mais forte, depois de um tempo acostuma, mas foram retas e mais retas e um calor que começou com 26 graus e terminou com 39 e o sol na cara a tarde toda.

Num posto em General Acha, encontrei mais um casal de Brasileiros, também numa Adventure, mas já estavam voltando, me falaram que na Ruta 157 estava com falta de combustível, mas que se eu saísse do posto com o tanque cheio não teria problemas, pois no último posto da Ruta teria combustível, esta Ruta é uma reta só, com calor de 39 graus, só acelerando para passar rápido e não dar sono, conclusão, cheguei no posto com autonomia de 90 kms, só que também tinha terminado a nafta, e o próximo posto a 140 kms.

Encontrei neste posto 2 Argentinos com duas Fazer 250, até pelego (lã de ovelha) tinha no banco e eles estavam com combustível extra nos tanques encima do banco, mas conversa vai, conversa vem, eles não se candidataram a me vender nafta, nisso vejo uma ambulância encostar no posto e o frentista abasteceu. Fui lá falar com ele e ele me disse que estavam abastecendo 100 pesos somente para emergências.

Com o famoso jeito brasileiro, expliquei o "meu caso de emergência" e consegui 100 pesos de combustível, algo em torno de 8,5 litros, salvou a pátria.

Quando chegou nos tal 140 kms, o primeiro posto sem combustível, o segundo também, daí resolvi entrar numa cidadezinha que não lembro o nome e achei um posto que estava abastecendo com uma fila grande, não teve jeito, fiquei na fila, abasteci e para não atrapalhar puxei a moto para sombra para pegar dinheiro e pagar e adivinha: Chão de novo, coloquei o pezinho (achei que tinha colocado) e soltei a moto, quando tentei segurar já era tarde, mas vendo do lado positivo, estou evoluindo, desta vez caiu pro outro lado e eu consegui ficar de pé, ainda cai num lugar cheio de gente para ajudar a levantar a moto.

Sempre falo que errar e humano mas repetir é burrice, mas no meu caso teve uma evolução, eu não cai, foi só a moto e cai  num lugar com gente para  ajudar, espero que meus tombos sejam todos desse jeito.

Agora tenho um propósito, que é: Tentar ficar dois dias sem cair.

Com a moto abastecida fui  para estrada novamente, tinha para rodar no dia 1130kms, mas pensei em parar antes, só que como o sol se põe as 21:00 horas daqui, 22 do Brasil, acabei aproveitando que o calor diminuiu e resolvi andar e procurar um hotel bom para dormir.

Passei por Neuquém as 19:30 e achei a cidade muito grande para dormir, no dia seguinte ia dar trabalho para sair e estava com um vento mais forte que na Ruta 5, parado no semáforo, quase não conseguia segurar a moto.

Andei mais um pouco e num entroncamento que tinha, acendeu uma luz no painel da moto, fui ver e era um aviso que o pneu traseiro estava com 27 de pressão, desci da moto e usei o estivo gaúcho de medir a pressão, dei um pontapé no pneu e me pareceu normal, chutei o da frente também e parecia igual, pensei comigo: tá com defeito esta tecnologia da BMW, vou embora assim e vejo no que dá.

Andei mais uns kms e mudou de 27 para 26 aí pensei: tá com defeito o jeito gaúcho de medir a pressão, e noite chegando. Lembrei que tinha perdido meu kit de conserto de pneus quando abriu a tampa e comecei a ficar preocupado, mudou novamente o status para 25,  aí apareceu uma vilazinha e resolvi entrar, dei de cara com um hotelzinho ajeitadinho, falei com o proprietário perguntei se existia alguma gomeria por perto e ele me disse que entrando a uns 1000 metros tinha um, se tivesse fechado era só bater que morava na casa ao lado, agradecido já perguntei se tinha quarto e quanto era, disse que tinha e era 360 pesos falei que voltava, mas achei caro pelo estilo e não tinha janta e eu estava morto de fome e não tinha o que comer por perto.

Achei a gomeria, resolvi o problema e me fui para Picun Leofu, onde o cara da gomeria disse que tinha hotel, fui até lá mas o melhorzinho estava lotado, não tive coragem de ficar e resolvi rodar mais 130 kms até Piedra del Aguila que era meu destino, achei que lá poderia escolher o hotel, cama boa e wi fi, tudo que precisava e vamos para estrada de novo, cheguei depois das 23 horas e para minha surpresa era um cidadezinha muito pequena e não tinha hotel bom e o mais o menos, estava lotado, resolvi jantar primeiro e encontrei no "restaurante", quatro motociclistas de Santa Catarina (sou ruim de guardar nomes) mas são do moto clube - Moto Grupo Cães do Asfalto de São Miguel do Oeste (www.motocao.com.br), jantamos junto, papo bom, boa cerveja e a mulher do restaurante disse que tinha quartos para alugar e ficava uns 1500 metros do local.

Paguei 260 pesos por um quarto que vocês  verão  a foto abaixo e não quis pagar 360 num que perto desse era 5 estrelas.

Vejam bem, não estou reclamando, faz parte da viagem e das histórias para contar, mas que é ruim é!

Bom 1130 kms rodados no dia, bunda doendo e vamos dormir (tentar), amanha acho que começa a viagem propriamente dita!

Obs: não vou conseguir postar hoje, pois na "suite master" nãoo tem internet.





 















 

 

Um comentário:

  1. legal,queria ter a sua coragem e oportunidade,cair faz parte levantar so para os fortes,sempre bom ter gente por perto,na próxima viagem vamos comprar mais arameeeeee.vai que presisa. bom passeio que o PAPAI do ceu os acompanhe ABRACO HERIVELTO.

    ResponderExcluir