Ushuaia

Ushuaia

sábado, 11 de janeiro de 2014

9 Dia - Esquel a Puyuhaupi


Hoje saímos de Esquel as 9:30 da manha, estávamos na expectativa de nosso primeiro dia no "ripio" da Carreteira Austral, quando saímos de Esquel pegamos a Ruta 259 que é praticamente toda asfaltada, e aí depois de uns 65 kms rodados, pegamos o tão temido rípio, tivemos que novamente fazer os tramites da Aduana, pois saímos da Argentina e voltamos para o Chile.

O rípio no começo assusta, entramos cautelosos, andando a 40/50 por hora, depois começa a pegar jeito e quando vê tá andando a 60/80 e de repente você se dá conta que em alguns trechos melhores você já tá a 100 por hora, começa a se achar um piloto de enduro, aí começam os sustos.

O Governo Chileno está asfaltando todo trajeto de Esquel até Puyuhuapi, tem trecho que inclusive já está asfaltado, o resto está todo em obras, então tem uma alteração muito grande no rípio, tem hora que é só pedra solta tipo brita e solta, depois tem uns pedaços que a brita já está mais firme e teve um pedaço de uns 2 kms que é pura areia fofa, e foi nesta que quase cai, vinha numa velocidade em torno de 80 kms por hora, quando entrei nesta areia a moto começou a dançar de um lado para o outro, parecia cavalo xucro, mas não me derrubou,  imagina um cara assustado, e para piorar, a moto pesada afundou na areia, tentava sair e nada, pois o controle de tração não deixava a roda virar, depois de já estar cheirando embreagem queimada, me lembrei de desligar a tração e aí consegui sair, aí volta a andar uns 40 kms por hora, mas 15 minutos depois, volta a andar a 80 de novo.

Faz a diferença você estar com um pneu próprio para o rípio, o TKC 80 da continental que coloquei foi fantástico.

Valeu a experiência, agora só faltam uns 1300 kms de rípio, dá para ficar bom no "negócio".

Levamos mais  de 09 horas para percorrer o trajeto, não pela dificuldade da estrada, mas sim pela beleza do lugar, cada curva que fazíamos era uma surpresa diferente, lugares lindíssimos, não tinha como não parar para tirar fotos.

Chegamos em Puyuhuapi por volta das 18:00 horas, tivemos dificuldade de encontrar hotel, pois a cidade é pequena, tem em torno de 400 habitantes, mas muito turista, muito pessoal acampando de bicicleta etc., fui ao hotel que o José Antonio tinha me indicado, mas estava lotado, todos brasileiros, mineiros que estavam numa turma todos de carro, mas a Dona Ursula nos indicou outro lugar que tinha quartos.

Quando estava olhando o quarto recebi uma ligação do Marcos, eles também haviam chegado na cidade, estavam no posto da Copec, acordaram as  6:00 da manhã e tocaram direto de Bariloche e chegaram praticamente junto com nós, andaram muito, a partir de amanha, a viagem que era "solo" já tá quase virando uma expedição, seremos 4.

A noite fomos os quatro jantar e está prevista a saída amanha para as 9:00 horas.

Rodamos hoje 270 kms.

Nosso destino amanhã é Coyaique, continuaremos rodando no rípio da Carreteira Austral, ruta 7.



















2 comentários:

  1. Boa Noite Tony, acho q até o final da vigem vc já é piloto de rally. O rípio é fácil... mas areião e britas, ninguém merece !!! Estou aqui sonhando... se tudo der certo e se Deus quiser, no ano q vem vou passar por aí na mesma época !! O meu roteiro é bem parecido. Estou viajando contigo !!! Bons Rípios !!! Abçs !!

    ResponderExcluir
  2. Esta sendo a realização de um sonho. Fico feliz em saber que estás acompanhando, afinal é um blog amador, que foi feito somente para registro da viagem. Abraços

    ResponderExcluir